sexta-feira, 13 de julho de 2012

E quando a BCG não inflama?

Olá, curtiram o nosso post sobre o sling? Eu confesso que sou suspeita de falar, adorei fazê-lo, assim como adoro usá-lo! Queria agradecer as mais de 100 visitas em um dia, só não sei o que tem acontecido com os comentários, muita gente me falando que não consegue comentar. Vou tentar consertar isso!

Bom, mas sabe como somos nós mães, não é? Sempre cheias de dúvidas, nunca sabemos o suficiente e nunca estamos realmente tranquilas. Pois bem, Noah está quase completando 4 meses, e a vacina BCG dele ainda não inflamou. E então, é normal?

Já falamos aqui desta vacina, a qual pode e deve ser tomada logo após o nascimento (quando o bebê tem mais de 2 kg), a mesma inflama e deixa uma marquinha caraterística, no braço direito, a qual todos temos ou ao menos deveríamos ter, a BCG imuniza contra a Tuberculose, uma doença transmissível de pessoa para pessoa pela saliva (tosse, espirro, fala) e que afeta principalmente os pulmões. A doença é especialmente grave em crianças pequenas -por isso a importância de vacinar logo após o nascimento-, desnutridos e pacientes aidéticos. A melhor maneira de se prevenir a tuberculose é mesmo através da vacinação.

Vacina BCG começando o processo inflamatório


Bom, e quando a vacina não inflama?

Após aplicação da vacina através de injeção, é normal que apareça uma pequena lesão avermelhada em 2 a 6 semanas e, a partir daí, a inflamação regride até desaparecer, deixando uma pequena cicatriz. A marquinha indica que o organismo está protegido contra a tuberculose, bom, e na verdade pode demorar até seis meses para aparecer. Se isso não acontecer, o Ministério da Saúde recomenda que uma segunda dose seja dada. Há, porém, um exame, chamado PPD (Prova Tuberculínica Cutânea), que aponta se a vacina imunizou a criança que não tem a marca. O resultado deve ser interpretado com cautela. Se for positivo, significa que a criança teve contato com a bactéria – por meio da vacina ou da doença. Para descartar a segunda hipótese, os pediatras avaliam o estado geral da criança. (Fonte_ Revista Crescer)

Bom, nos cabe estar sempre atentas mamães, observando esses detalhes e cuidando para garantir que nossos pequenos estejam protegidos. É bom lembrar que em alguns bebês a BCG inflama pra valer, pode ser um processo bem doloridinho, deixando os pimpolhos um tanto aborrecidos, mas é importante ter paciência e não utilizar nenhum medicamento na feridinha, nem arrancar a casquinha!

No meu caso com Noah, nos resta esperar até os 6 meses e torcer que inflame logo! Dizem que enquanto há aquela bolinha no local onde a vacina foi aplicada, há esperança. Pois bem! E vocês mamães dos mais crescidinhos? Como foi esse processo? Inflamou logo ou precisou da segunda dose? Contem pra gente!

Beijocas e até breve! :)

22 comentários:

  1. Oi amiguinha, então a do Enzo demorou umas 5 semanas, inflamou, ficou como um furunculo... A pediatra pediu para passar apenas a água morna do banho, e foi no banho mesmo que ela estourou sozinha e saiu muito puz, e agora já cicatrizou mas ficou com a marquinha vermelha... A pediatra disse que pode inflamar novamente, até os 6 meses não sara. Ele ão ficou chatinho nem nada, eu só cuidava para não pegar em cima.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oie. Sou blogueira aqui de Jampa tb. Bom conhecer seu blog! Abçs

    ResponderExcluir
  3. já fazem 17 dias e nada da inflamação..devo já me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. A vacina pode levar até 1 ano para inflamar.

      Excluir
  4. A Bcg da minha filha inflamou hj e já estouro
    E hj ela esta completando um mes

    ResponderExcluir
  5. meu filho apareceu o carocinho com 6 meses e ate agora nao estourou, doi muito e o caroço esta vermelho e bem grande. o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah sim ele ta com 9 meses agora.

      Excluir
    2. Oi Xannda! Obrigada pelo seu comentário. O carocinho estar vermelho e grande faz parte do processo inflamátório típico da vacina BCG. è assim mesmo. Você não deve passar nada, apenas lave durante o banho, normal. ela vai inflamar e estourar. Ao cicatrizar deixará a marquinha que conhecemos.

      Excluir
  6. Meu bb tem 3 meses e ainda nao inflamou e agora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Você deve falar esperar até os seis meses. Após esse período se não inflamar, fale com o pediatra, que indicará o procedimento correto.

      Excluir
  7. Olá. A minha bébé tem dois meses e meio, mas tem a marca vermelha no braço esquerdo. É possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Sara, a recomendação de alguns pediatras é esperar até 6 meses, de outros até 1 ano. E aí sim, se for necessário, repete-se a vacina!

      Excluir
    2. Sim Sara, a recomendação de alguns pediatras é esperar até 6 meses, de outros até 1 ano. E aí sim, se for necessário, repete-se a vacina!

      Excluir
    3. Sim Sara, a recomendação de alguns pediatras é esperar até 6 meses, de outros até 1 ano. E aí sim, se for necessário, repete-se a vacina!

      Excluir
  8. Oi minha bebe tem 9 meses já vai fazer 10 e ate agora nada só tem uma manchinha no local. :(

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera! Procure o pediatra do seu filho para conversar sobre a necessidade de repetir a vacina. Se for preciso fazer o médico irá orientar a melhor época para fazê-lo. Espero ter ajudado! Bjs

      Excluir
  10. minha filha tem 10 anos e não tem a marquinha da bcg,oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  11. Entrei no blog pois minha neném tomou a vacina há uma semana e até hoje nada de inflamação, fiquei preocupada e quis saber um pouco mais sobre o tempo de inflamação e lendo aqui o post fiquei mais sossegada e aguardarei mais tempo.. Obrigada por me tirar essa dúvida, pois já estava preocupada

    ResponderExcluir
  12. A do meu bebe naum inflamou depois de 6 meses ele tomou uma segunda dose que começou a inflamar agora na véspera do aniversário de 2 anos

    ResponderExcluir
  13. a minha bebe vai fazer 6 meses e só tem um caroçinho bem modesto,,,será que devo me preocupar?

    ResponderExcluir

Eu, o papai e o Noah agradecemos a sua visita! Volte sempre!